Dieta
9 mitos e verdades sobre atitudes para emagrecer

Com tantas informações sobre alimentação e atitudes que ajudam a eliminar peso, fica difícil saber o que é mito ou verdade. Por isso, a nutricionista Marina César Silva esclarece algumas dúvidas e dá dicas para você melhorar a relação com a comida e eliminar peso de verdade. Confira!

1. Sopas instantâneas ajudam a emagrecer?

Mito . Essas sopas têm excesso de sódio que podem dificultar o funcionamento do coração e dos rins. Incluindo essa sopa na dieta você ultrapassa a quantidade de sódio que deve ser ingerida ao dia.

2. Chocolate diet é recomendado para quem quer emagrecer?

Mito . Ele não ajuda a emagrecer , além disso, é mais calórico do que o comum. O chocolate diet é indicado apenas para diabéticos.

3. Tomar vitamina faz engordar?

Mito . As vitaminas para emagrecer não contêm calorias. Portanto, não engordam. Vitaminas são micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, são responsáveis por auxiliar em diversos processos fisiológicos, como produção de hormônios, calcificação dos ossos, regeneração celular, imunidade, entre outros.

4. Ficar na sauna faz emagrecer?

Mito . Ficar em uma sauna faz com que percamos líquido por meio do suor, dando impressão de que emagrecemos. Mas, na verdade, eliminamos apenas água do organismo. Assim que nos hidratarmos, o peso voltará ao que era antes.

5. A musculação faz engordar?

Mito . A musculação combinada com uma boa alimentação aumenta o percentual de massa magra e diminui o percentual de gordura. Você ganha músculos (que são mais pesados) e perde gordura (que é mais leve).

6. Chás emagrecedores funcionam mesmo?

Verdade . Os chás são ricos em nutrientes e vitaminas que o corpo precisa. Eles auxiliam na perda de gordura, melhoram a circulação sanguínea e o sistema digestivo. Tomar o chá e manter uma dieta acompanhada de exercícios faz com que os resultados apareçam mais depressa.

7. As nozes podem fazer parte do cardápio de uma dieta?

Verdade . As nozes são fontes de proteínas e fibras, não têm nenhum colesterol. Ingeridas em pequenas quantidades, elas podem fazer parte de um programa de emagrecimento saudável.

8. As sobremesas devem ser banidas da dieta?

Verdade . No começo de uma dieta, o intuito é eliminar as calorias. Então, os doces devem ser dispensados. Depois que os quilos forem eliminados, o açúcar é liberado com moderação.

9. Dieta vegetariana ajuda a emagrecer mais rápido?

Verdade . Estudos feitos por médicos americanos provam que homens e mulheres vegetarianos pesam menos do que os que são carnívoros. A dieta vegetariana só tem efeito de perda total de peso para os carnívoros. Isso porque os vegetarianos, por serem mais magros, chegam a um ponto que, por defesa do organismo, não emagrecem mais. Mas lembre-se: a dieta vegetariana deve ser acompanhada por um nutricionista.

Dieta
Dietas da moda: fórmula milagrosa ou risco para a saúde?

As dietas da moda trazem a esperança de perder peso de forma rápida e, por isso, muitas pessoas acabam se submetendo a um regime desequilibrado em questões de nutrientes. A Gerente de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Joyce Rebouças Passos Mourão, alerta para os males que essas dietas podem trazer a saúde.

É possível usar as “dietas da moda” em favor próprio sem arriscar a saúde?

Dietas da moda são, em geral, desequilibradas. Elas podem até trazer resultados imediatos em relação à perda de peso, mas este acaba não sendo mantido. Além disso, podem causar deficiência de nutrientes se seguidas por muito tempo.
 

O que essas dietas radicais podem ocasionar para o organismo?

As dietas da moda muitas vezes se baseiam em um único macronutriente, o que as torna desequilibradas. Por exemplo, a dieta da proteína, que de fato favorece na perda de peso por aumentar a saciedade, apresenta um alto índice de gordura, o que favorece o desenvolvimento de doença cardiovascular. Perda de peso em um curto período com dietas da moda representa muitas vezes a perda de líquido, de massa magra e sem mobilização da gordura, por isso, o resultado não é eficaz. Essas dietas não favorecem a mudança de hábito e são muito distantes do hábito alimentar comum, o que é um grande problema, pois após o término da dieta não há aprendizado suficiente para a manutenção do peso desejado. No geral, elas causam deficiência de nutrientes, são ricas em gordura, apresentam baixo índice de energia, provocam efeito sanfona e não reeducam.
 

Qual é o grande segredo para entrar em forma com saúde?

A dieta convencional, com a proporção de gordura, proteína e carboidrato estabelecida percentualmente, pode ser adaptada de acordo com as características e as necessidades de cada um. Pensar no tipo de gordura e no de carboidrato em vez de considerar apenas a proporção entre eles é também muito significativo. A recomendação dietética deve favorecer o balanço energético e enfatizar a troca de gorduras saturadas e trans por não hidrogenados e insaturados. É importante considerar também que o ideal é a utilização de carboidratos complexos (arroz integral, farelos, aveia, granola etc.) em substituição aos refinados, bem como as proteínas devem ser provenientes de alimentos com baixo teor de gordura saturada. A dieta adequada é aquela que estabelece um plano alimentar individual, utilize uma estratégia que favoreça a reeducação alimentar, reduza riscos metabólicos e melhore a autoestima. O paciente com sobrepeso merece atenção dirigida, frequente e funcional, pois só assim as mudanças de estilo de vida propostas e fundamentais para prevenção das doenças metabólicas podem ser atingidas com sucesso.
 

Como a reeducação alimentar pode revolucionar uma rotina?

Ela melhora a autoestima, a disposição e o conhecimento sobre si mesmo. Conhecer nossas tolerâncias, saber balancear e equilibrar o prazer e a saúde é o ponto chave de sucesso. O médico e o nutricionista assumem o papel de orientar uma perda de peso saudável, pois consideram aspectos relacionados à capacidade de adaptação da dieta, de modo a não comprometer a saúde.
 

Por que aliar exercícios físicos com a dieta é tão importante para o emagrecimento?

A atividade física, além de aumentar o gasto energético, modifica a composição corporal, aumentando a massa magra e melhorando a taxa de metabolismo basal. Por isso, o ideal é aliar uma dieta equilibrada à prática de exercícios físicos, ambos sob a orientação de um especialista.